NOTÍCIAS E OPINIÃO
A MUDANÇA DA BANDEIRA DO MUNICÍPIO

Não se sabe por que cargas d´água, os poderes públicos de Paraíba do Sul mudaram a bandeira da cidade (acrescentaram o brasão ao centro da bandeira);

De acordo com a milenar arte heráldica, nosso brasão de armas é composto por elementos significativos e representativos de nossa cidade; deve ser afixado em escudos, portais, uniformes militares, impressos ou onde quer que possam ter seus elementos facilmente identificados.

Diferentemente, uma bandeira indica posse, devendo sempre ser afixada em mastros, altos de edifícios mas que, mesmo de longe se possa identificar sua representação.

A bandeira de Paraíba do Sul foi elaborada após rigorosa pesquisa heráldica, respeitando seus rígidos princípios e fundamentos. Não deveria ser alvo da interferência leiga de quem os violentou dessa forma escabrosa. Ela segue a linha das mais tradicionais culturas européias (basta observar as bandeiras da Suécia, Finlandia, Inglaterra, Noruega entre outras).

A anexação do brasão de armas ao centro da bandeira, descaracteriza esta, pois cobre exatamente o cruzamento da linha vertical que representa o caminho novo, com a linha horizontal que representa o rio paraíba; é neste cruzamento (o caminho sobre o rio) que está representada a cidade.

Esperamos que um dia desfaçam esse equívoco histórico e restituam à cidade seus emblemas originais e com significado histórico.

Leia +
MERECE REGISTRO
JUNTE-SE A NÓS!
LANÇAMENTO DO SELO COMEMORATIVO AOS 20 ANOS DO IHGPS
DIRETORIA
IHGPS participa de Encontro Estadual
180? 332? 330 anos? Quantos anos de história tem Paraíba do Sul?
III Colóquio de Institutos Históricos do Estado do Rio de Janeiro
Copyright 2020 - Todos os Direitos Reservados - E-mail